O transporte de oncológicos requer uma série de cuidados especiais. Os medicamentos utilizados no tratamento do câncer apresentam particularidades que precisam ser consideradas na logística desses itens.
O principal objetivo é garantir a integridade física, química e biológica desses produtos. Afinal, é necessário que os oncológicos cheguem aos pacientes mantendo as propriedades farmacológicas e eficácia.
Cuidados básicos para o transporte de oncológicos
Para proporcionar total segurança aos pacientes, o transporte de medicamentos oncológicos precisa seguir cuidados básicos. Essas práticas devem ser submetidas a critérios técnicos e serem constantemente supervisionadas e monitoradas.
Controle de temperatura no transporte de oncológicos
Os cuidados relacionados à temperatura são determinantes para manter a qualidade dos medicamentos oncológicos. Durante o transporte é preciso contar com itens adequados, que sejam certificados de acordo com rigorosos padrões de qualidade.
Cada etapa precisa ser executada de forma planejada e organizada, já que o monitoramento da temperatura deve ser ininterrupto. As informações precisam ser registradas em protocolos de controle padronizados, oferecendo dados objetivos aos responsáveis pela supervisão.
Armazenamento em recipientes específicos
Para que o transporte de oncológicos ocorra de forma segura e eficiente, é imprescindível adotar recipientes específicos. A estrutura deve proporcionar total proteção ao conteúdo e à embalagem dos medicamentos. O uso de recipientes adequados para o transporte desses medicamentos evita:
- Danos provocados por quedas ou impactos;
- Incidência direta de luz solar;
- Umidade;
- Oscilações de temperatura devido ao contato com o ambiente externo.
Além desses fatores, recipientes específicos para o transporte de medicamentos favorecem a organização dos produtos.
Uso de EPIs
Manter um alto padrão de qualidade no transporte de oncológicos requer uso de equipamentos de proteção individual. Eles devem ser usados pelos colaboradores envolvidos no processo. Os principais EPIs são:
- Luvas;
- Máscaras;
- Aventais;
- Gorros;
- Óculos ou protetores faciais.
Alta capacitação dos profissionais envolvidos
Atuar com o transporte de oncológicos e demais produtos relacionados à área da saúde exige alto nível de capacitação. Empresas e colaboradores envolvidos na logística desses medicamentos devem estar capacitados para cumprir todas as normas exigidas pelos órgãos sanitários.
Os processos internos e externos devem ser bem estruturados e organizados. É necessário comprovar, de forma documental, o cumprimento de normas regulamentadoras e adoção do padrão de qualidade exigido.
Caixas térmicas para o transporte de oncológicos
Um dos itens mais essenciais no transporte de oncológicos é a caixa térmica. Para garantir a eficácia e segurança durante o processo logístico, é preciso contar com produtos de total confiabilidade.
Há mais de 20 anos, oferecemos produtos e serviços que atendem às necessidades da cadeia do frio. Nosso objetivo é proporcionar o mais elevado padrão de qualidade para garantir segurança e eficácia no transporte de itens termossensíveis. Em nossa linha de caixas térmicas, há três produtos que se destacam no atendimento à área da saúde.
Clio Box PUR
Esta opção de caixa térmica é a primeira solução brasileira que pode atender a períodos superiores a 96 horas. A CB PUR possui uma tecnologia na estrutura de tampas que impede qualquer troca de calor com o ambiente externo. Combinado a este fator, esta caixa, constituída de material de alta densidade, possui paredes espessas que lhe confere alta performance na manutenção da temperatura. Este modelo de caixa térmica atende a todas as necessidades quanto ao transporte de:
- Alimentos;
- Suprimentos biológicos e farmacêuticos;
- Medicamentos;
- Vacinas;
- Insulinas;
- Medicações para oncologia;
- Amostras biológicas e demais produtos.
Cold Box com termômetro
Esta caixa plástica retornável disponibiliza um termômetro acoplado, já calibrado e pronto para a operação. O fato de ser retornável reduz o impacto ambiental e oferece ainda mais praticidade para a logística dos produtos. Utilizada no transporte de medicamentos e alimentos, esta caixa é indicada para produtos que precisam ser mantidos de acordo com as temperaturas abaixo:
- De 2°C a 8°C por até 48 horas (com 2 unidades de CLIO GEL MOD 2000).
- E -25°C a 0°C a por até 10 horas (com 2 unidades de CLIO COLD MOD 2000).
Cold Box
Esta caixa térmica plástica também é retornável e indicada para o transporte de alimentos e medicamentos. Ela é utilizada no transporte de produtos que devem ser mantidos conforme as temperaturas abaixo:
- De 2°C a 8°C por até 48 horas (com 2 unidades de CLIO GEL MOD 2000).
- E -25°C a 0°C por até 10 horas (com 2 unidades de CLIO COLD MOD 2000).
Todas as caixas térmicas da Ita Fria são rigorosamente testadas e atendem a critérios elevados quanto ao padrão de qualidade.
Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Explicaremos detalhes sobre o uso de cada caixa térmica no transporte de oncológicos.
Deixe seu comentário