RDC 430 é uma norma estabelecida pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Ela foi publicada em outubro de 2020 e começou a vigorar totalmente em março de 2021. Esta RDC estabelece as regras que devem ser cumpridas quanto às boas práticas de distribuição, armazenagem e transporte de medicamentos. A RDC 430 revogou a RDC 304/2019 e 360/2020, colocando essas regras anteriores em uma única norma.
Quem precisa seguir a RDC 430?
A RDC elaborada pela Anvisa se aplica a todas as empresas e profissionais que atuam nas atividades relacionadas à distribuição, armazenagem ou transporte de medicamentos. O objetivo central dessa norma é garantir a total qualidade dos produtos que serão disponibilizados ao consumidor final.
Alguns pontos abordados pela RDC 430/2020
Por meio desta RDC, a Anvisa estabelece uma série de regras que devem ser aplicadas com exatidão. Elas envolvem diferentes etapas que integram as atividades de distribuição, armazenagem e transporte de medicamentos. Vejamos.
Aspectos fundamentais
A RDC 430/2020 abrange os processos que devem ser planejados, organizados e controlados por empresas atuantes na distribuição, armazenagem ou transporte de medicamentos. Os aspectos abordados por esta norma regulamentadora envolvem:
- Administração e organização;
- Pessoal;
- Terceirização;
- Sistema de gestão da qualidade;
- Documentação;
- Inspeções;
- Reclamações;
- Recolhimento;
- Devoluções;
- Qualificações e validações;
- Armazenagem e instalações de armazenagem;
- Recebimento e expedição;
- Transporte e armazenamento em trânsito;
- Medicamentos termolábeis.
Responsabilidades
De acordo com esta norma, todos os envolvidos na produção, armazenagem, distribuição e transporte de medicamentos são responsáveis pela segurança e qualidade desses produtos. Por isso, todos os estabelecimentos atuantes nessas atividades devem contar com sistema de gestão da qualidade. O objetivo é documentar, verificar e assegurar o cumprimento de requisitos que atuam de forma direta ou indireta na qualidade do produto.
Transporte e armazenagem em trânsito
Este é um dos temas mais importantes abordados nesta RDC. As normas quanto ao transporte e armazenagem em trânsito estão contidas em vários artigos (de 63 a 71). São detalhadas todas as obrigações dos contratantes dos serviços de transporte de medicamentos e das empresas que realizam este serviço.
Com relação às atividades que envolvem o transporte de medicamentos, um dos itens de maior relevância é o controle de temperatura. Em grande parte, a qualidade do produto depende de manter as condições térmicas adequadas que são indicadas pelo fabricante. O mínimo erro com relação ao controle de temperatura pode inutilizar o medicamento, gerando diversos prejuízos para as empresas envolvidas na logística.
Os produtos da Ita Fria atendem à RDC 430
Há mais de 21 anos atendendo às diversas necessidades da cadeia do frio, a Ita Fria oferece soluções precisas para o transporte de medicamentos. Todos os nossos produtos cumprem os requisitos da RDC 430/2020 e são elaborados de acordo com rigorosos padrões de qualidade (nacionais e internacionais).
Nossa missão é proporcionar plena segurança, funcionalidade e eficácia em todas as etapas da logística. Para isso, oferecemos diversas linhas de produtos com itens que asseguram as boas práticas durante o transporte de medicamentos.
Gelos
Este elemento de refrigeração é um dos mais essenciais para garantir plena segurança ao transporte de medicamentos. Afinal, as condições de temperatura determinam a qualidade do produto que será entregue ao consumidor. Disponibilizamos uma linha que atende a todos os modais de transporte (aéreo, terrestre e aquaviário).
As tecnologias utilizadas na fabricação desses produtos permitem que eles sejam usados em todas as faixas de temperatura. Por possibilitarem utilização em menor número de unidades, nossos gelos contribuem para reduzir os custos com transporte.
Caixas térmicas
Elas são itens de primeira necessidade para o transporte seguro e adequado de medicamentos. Além de manterem as condições indicadas de temperatura de acordo com o tipo de medicamento, as caixas térmicas asseguram a integridade física do produto. Elas são elaboradas com uso de alta tecnologia e cumprem rigorosos critérios de qualidade.
Manta térmica
A manta térmica é fundamental para garantir a estabilidade do produto nas caixas térmicas. A função essencial desse produto é estabelecer um isolamento térmico entre o gelo e o produto. Esta proteção, além de manter condições adequadas de temperatura, evita riscos de avarias durante o transporte.
Sensores de temperatura
Como mencionamos, o transporte de medicamentos requer rigoroso controle de temperatura. Para estabelecer este controle e gerar informações confiáveis, são utilizados os sensores. Além de disponibilizar os sensores mais confiáveis do mercado, a Ita Fria realiza estudos que visam garantir a alta eficácia desses produtos.
Entre em contato com nossa equipe. Converse com um de nossos especialistas e veja as melhores soluções térmicas para garantir um transporte de medicamentos seguro e com custo acessível.
Deixe seu comentário