Não é surpresa para ninguém que a sustentabilidade empresarial vem ganhando cada vez mais notoriedade no mercado. Hoje, a responsabilidade social e os cuidados com o meio ambiente são pontos decisivos nas decisões de compras entre os consumidores e investidores.
O que isso significa?
Os stakeholders estão cada vez mais exigentes e optam por produtos sustentáveis, de empresas com responsabilidade social e ambiental e, para não ficar pra trás, as organizações devem adotar o ESG, que é a garantia de solidez, custos mais baixos e maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades do mercado. Mas, afinal, o que é o ESG? Continue a leitura.
O que é ESG?
ESG é a sigla para environmental, social and governance, que significa as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Em 1992, no Rio de Janeiro, surge a primeira conferência mundial do meio ambiente, a ECO 92, onde, houve desdobramentos importantes em relação ao ponto de vista científico, diplomático e político sobre o meio ambiente, cedendo espaços para debates e contribuições para o desenvolvimento sustentável.
O ESG não é uma evolução, mas, sim, a sustentabilidade empresarial em si, portanto, é dever das empresas entenderem quais são os impactos negativos causados, a fim de achar alternativas para contribuírem com a prática. O ESG aborda os seguintes pilares:
Ambiental
- Biodiversidade;
- Incentivo à fontes de energia renováveis;
- Gestão de resíduos e controle da poluição;
- Gestão da água;
- Uso do solo;
- Responsabilidade e investimento ambiental.
Social
- Direitos humanos;
- Diversidade e inclusão;
- Combate ao trabalho infantil e análogo à escravidão;
- Privacidade de dados;
- Salário digno e de equidade;
- Engajamento e investimento social;
- Direito do consumidor.
Governamental
- Ética empresarial;
- Governança corporativa;
- Leis e regulamentações anticorrupção;
- Código de ética, políticas e canais para reporte de denúncias;
- Auditoria;
- Programa de compliance.
Como contribuir com o ESG?
Para contribuir com o ESG, é necessário o engajamento e a promoção do desenvolvimento sustentável, potencializar o aumento da receita de clientes que se preocupam com o ESG, possibilitando a redução de custos e melhor gestão dos recursos naturais e, também, identificar oportunidades estratégicas, aumentando a resiliência da empresa em frente aos desafios socioeconômicos e ambientais.
A Ita Fria é uma empresa que trabalha com responsabilidade socioambiental. Somos especialistas no desenvolvimento de soluções térmicas inteligentes, fornecendo produtos reutilizáveis e embalagens térmicas sustentáveis. Para saber mais, entre em contato e fale com um de nossos especialistas, somos referência no mercado de Cold Chain!
Leia também: Confira 5 práticas sustentáveis para o dia a dia da sua empresa.
Deixe seu comentário