O artigo 89 da RDC 430/2020 fala de forma objetiva sobre o mapeamento de temperatura e umidade. Este estudo é um dos pilares para a cadeia logística.
Ele estabelece as referências para um controle térmico eficiente no transporte, armazenamento e distribuição de medicamentos.
O que diz o artigo 89 da RDC 430/2020?
Em seu inciso primeiro, o artigo 89 da RDC 430/2020 menciona que: “durante o prazo disposto do caput deste artigo, as empresas integrantes da cadeia de distribuição devem gerar estudos de mapeamento de temperatura e umidade que subsidiarão as medidas de controle ativo ou passivo que serão aplicadas aos sistemas de transporte. ”
O que é o mapeamento de temperatura e umidade?
De forma simples, o mapeamento térmico consiste em um estudo que identifica os pontos críticos quanto à temperatura e umidade.
Isso abrange os processos de transporte, armazenagem e distribuição de diferentes tipos de medicamentos que necessitam de um rigoroso controle térmico.
Por que este mapeamento é tão crucial?
Não é por acaso que esta é uma das principais exigências da Anvisa quanto à logística de medicamentos. Por meio do mapeamento é possível detectar as situações que envolvem maior risco térmico aos produtos.
Isso permite que sejam adotadas as medidas necessárias para manter as condições adequadas de temperatura. Sem este estudo, todo o processo logístico fica comprometido e pode gerar sérios prejuízos.
Com o mapeamento, é possível efetuar um planejamento mais consistente e dinâmico para evitar que os produtos sofram oscilações térmicas.
Devido à importância deste estudo, ele deve ser desenvolvido conforme regras já estabelecidas e precisa ser formalmente documentado.
Principais objetivos do mapeamento térmico
Esse estudo tem por objetivo identificar o perfil de distribuição de temperatura em todos os locais mapeados. É necessário informar quais pontos desses locais são classificados como quentes e quais deles são definidos como frios.
Estas informações devem ser registradas em um relatório específico, conforme protocolo que deve ser seguido no mapeamento térmico.
O intuito de detectar os pontos quentes e frios é saber exatamente os locais em que os monitores de temperatura e umidade devem ser preferencialmente inseridos.
Os pontos quentes e frios precisam ser definidos no inverno e no verão (as estações mais críticas do ano quanto ao fator temperatura).
Além de identificar os pontos quentes e frios, o mapeamento de temperatura e umidade avalia a ocorrência de variações de temperatura nos locais que envolvem a logística dos produtos. Exemplo: depósitos ou galpões.
Por meio do monitoramento é possível verificar a estabilidade térmica em todos os ambientes e espaços mapeados.
Etapas do mapeamento de temperatura e umidade
Para realizar o mapeamento algumas etapas devem ser realizadas:
-Planejamento. É a primeira fase do mapeamento na qual são estabelecidas as diretrizes que serão aplicadas em cada etapa do estudo.
-Documentação. É a formalização documental de todas as rotinas de testes. Este documento é chamado de protocolo de mapeamento térmico
-Execução. Com o protocolo para os testes, é possível iniciar a fase de execução do mapeamento. Nesta etapa, os Data loggers precisam ser programados e distribuídos de acordo com as definições da etapa de planejamento.
-Análise dos resultados. Depois de registrar os dados é necessário analisá-los com exatidão e gerar o relatório final.
-Relatório final. Ao fazer este relatório, é necessário adicionar o certificado de calibração de todos os sensores ou Data loggers utilizados nos testes.
-Manutenção do status de validado. Para que o mapeamento se mantenha confiável, os testes devem ser feitos periodicamente, com frequência definida de acordo com as necessidades de cada empresa.
Para fazer o mapeamento de temperatura e umidade na sua empresa, conte com a Ita Fria
Há mais de duas décadas atuando na cadeia do frio, a Ita Fria é reconhecida por seu pioneirismo e liderança no mercado.
Nossos produtos e serviços são elaborados de acordo com rigorosos padrões de qualidade exigidos no Brasil e no mundo.
Em atendimento às necessidades dos nossos atuais e futuros clientes, também oferecemos o serviço de mapeamento térmico.
Por meio dele, sua empresa atesta o cumprimento de todas as normas estabelecidas pelos órgãos regulatórios.
Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Vamos explicar em detalhes como funciona o mapeamento de temperatura e umidade e quais normas sua empresa necessita seguir para garantir segurança e qualidade.
Deixe seu comentário