O Mapeamento Térmico de rotas é um estudo realizado para conhecer o perfil térmico de uma rota de transporte, gerando informações para realizar uma Qualificação de Transporte e empregar soluções adequadas para o transporte de produtos na temperatura adequada.

Para realizar esse estudo é importante inicialmente realizar uma análise de risco para escolha da rota mais crítica, avaliando critérios como: distância da origem e destino, modal de transporte, duração da rota, frequência de envio e análise de temperaturas registradas.

Após escolhida uma rota mais crítica, é importante que seja elaborado um protocolo de estudo, contendo informações referente a metodologia que será empregada para a realização do teste, como quantidade de sensores utilizados, disponibilização de sensores no veículo, critérios para escolha da rota crítica, frequência de monitoramento.

Importante que o mapeamento térmico de uma rota seja realizado, no mínimo, em triplicata e considerando as duas estações mais críticas do ano, verão e inverno, para que se possa ter dados disponíveis para uma avaliação.

O mapeamento térmico de rotas está previsto na RDC 430/2020 e 653/2022 como um dos itens necessários para atendimento das Boas Práticas de Transporte de medicamentos, sendo que as empresas integrantes da cadeia de distribuição devem gerar estudos de mapeamento de temperatura e umidade que subsidiarão as medidas de controle ativo ou passivo que serão aplicadas aos sistemas de transporte.

 

Conte com os especialistas em Cold Chain!

Atuando na cadeia fria há mais de 23 anos, disponibilizamos serviços e produtos capazes de atender às demandas da área da saúde. Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Somos referência no mercado de Cold Chain!

Leia também: RDC 653/2022 – Entenda como funciona o transporte e armazenamento das cargas secas de 15ºC a 30ºC