Quando se trata do monitoramento de temperatura, estamos falando do processo mais importante na cadeia do frio. A qualidade do controle térmico é determinante para manter as condições adequadas dos produtos transportados e armazenados. Portanto, a logística deve ser bem estruturada, considerando cada detalhe em atendimento ao cliente final.
Quais produtos necessitam de monitoramento de temperatura?
Há diversos tipos de produtos que necessitam de monitoramento térmico. No entanto, há itens que requerem um controle ainda mais rigoroso. O transporte e armazenamento de suprimentos biológicos e de vacinas é um exemplo. Erros mínimos relacionados ao controle da temperatura podem inutilizar o produto e gerar sérias consequências.
Na cadeia do frio, estes são os principais itens que demandam alto rigor quanto ao monitoramento de temperatura:
- Medicamentos;
- Vacinas;
- Suprimentos biológicos e farmacêuticos;
- Hemoderivados;
- Hemocomponentes;
- Amostras biológicas;
- Insulinas;
- Produtos veterinários.
O monitoramento de temperatura deve cumprir exigências específicas
As regras quanto ao controle térmico na cadeia no frio são definidas por órgãos reguladores nacionais e internacionais. No Brasil, o principal deles é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.
Além das recomendações da Anvisa, é preciso seguir as especificações do fabricante. Elas estabelecem as condições térmicas nas quais os produtos devem ser mantidos durante o transporte, armazenamento e distribuição.
Principais faixas de temperatura aplicadas à cadeia fria
As faixas de temperatura para a conservação de termossensíveis se diferenciam de acordo com as características de cada produto e instruções do fabricante. Essas são as principais faixas aplicadas:
- Temperatura ambiente: 15°C a 30°C;
- Resfriado: 8°C a 15°C;
- Refrigerado: 2°C a 8°C;
- Congelado: -10°C a -20°C;
- Ultracongelado: até -80°C.
Em cada etapa da cadeia logística, é necessário que as condições de temperatura se mantenham adequadas. Deste fator depende a total qualidade do produto que será destinado ao consumidor. Para garantir e comprovar este controle, é necessário contar com produtos de alta qualidade e eficácia.
Produtos necessários para o controle e monitoramento de temperatura
Para garantir um eficaz monitoramento de temperatura, um dos cuidados básicos é contar com recursos de qualidade. Ao mesmo tempo, é preciso que estes itens essenciais para a logística tenham um custo viável. Buscando atender a essas necessidades dos nossos clientes, desenvolvemos soluções inovadoras e com excelente custo-benefício.
Caixas térmicas
Elas são essenciais para a logística dos mais diversos produtos da cadeia fria. As caixas térmicas consistem numa opção segura e acessível para manter as condições adequadas de temperatura e garantir o transporte e distribuição para todo Brasil. Nossas linhas de caixas térmicas são:
Clio Box
Trata-se de uma solução customizada que garante a segurança e qualidade dos itens transportados. Além de proporcionar as condições adequadas de temperatura de acordo com as regras do fabricante, esta caixa não agride o meio ambiente.
Clio Box Pur
Capaz de atender períodos superiores a 112 horas, garante o controle de temperatura dos produtos em rotas distantes e em diferentes meios de transporte.
Esta linha é bastante indicada para o transporte de: medicamentos, vacinas, insulinas, suprimentos farmacêuticos e biológicos, amostras biológicas, medicações para oncologia, alimentos etc. Ou seja, ela atende a todos os produtos que integram a cadeia do frio.
Cold Box
Esta opção é ainda mais indicada para empresas que fazem delivery ou atuam com centros de distribuição e precisam abastecer a sua própria rede. É uma solução econômica e reduz o impacto ambiental, já que esta caixa é retornável.
A Cold Box atende a essas faixas de temperatura:
- De 2°C a 8°C por até 48h
- De 0°C a -25°C por até 10 horas
Nesta linha, também disponibilizamos uma versão desta caixa que vem com termômetro acoplado e já calibrado, pronto para a operação. Este diferencial facilita ainda mais o monitoramento da temperatura.
Gelos
Os gelos são elementos de refrigeração práticos e acessíveis que podem ser utilizados nas mais diferentes faixas de temperatura. Eles garantem as condições adequadas e ainda oferecem praticidade nos processos de transporte, armazenamento e distribuição. Nossas linhas são:
Sensores de temperatura
Os sensores e monitores de temperatura são itens obrigatórios na cadeia do frio. Por meio deles é possível acompanhar, registrar e emitir informações seguras quanto ao controle térmico dos produtos. Oferecemos as melhores opções de sensores disponíveis no mercado, que são:
- Ita Logger;
- Sistema para monitoramento de acordo com CFR21 – FDA;
- Thermis Log – Data logger descartável;
- Timestrip Complete Eletrônico TC489.
Conte com a qualidade e experiência da Ita Fria
Para garantir o melhor monitoramento de temperatura e obter total confiança e reconhecimento dos seus clientes, conte com a experiência da Ita Fria. Entre em contato com nossa equipe e saiba as melhores soluções de acordo com as necessidades específicas da sua empresa.
Deixe seu comentário