A logística de vacinas requer planejamento, organização e controle. Afinal, o transporte deste produto envolve de forma direta a vida e a saúde das pessoas. O grande objetivo é garantir que o produto seja entregue ao consumidor final em perfeitas condições. Isso envolve manter a integridade física, química e biológica do imunizante.

Cuidados essenciais quanto à logística de vacinas

As principais regras referentes à logística de vacinas estão contidas na RDC nº 430/2020, elaborada pela Anvisa. Esta resolução trata especificamente das boas práticas de distribuição, armazenagem e transporte de medicamentos.

Há uma premissa básica com relação a essas regras. Todas as empresas que atuam nas etapas de produção, distribuição, transporte e dispensação de vacinas são responsáveis pela qualidade e segurança desses produtos.

Portanto, quando falamos sobre os cuidados relacionados à logística de vacinas, precisamos trabalhar com dois fatores essenciais: controle de temperatura e proteção das embalagens.

Controle de temperatura faz parte da logística de vacinas

Por se tratar de um produto altamente sensível, as vacinas requerem um rigoroso controle de temperatura. Falhas quanto ao monitoramento térmico são gravíssimas, já que elas podem inutilizar o produto. Para evitar essas falhas, a logística precisa contar com itens de máxima qualidade para o transporte e o armazenamento. Além disso, é essencial que os processos sejam planejados de acordo com critérios técnicos.

Proteção das embalagens

Outro aspecto essencial na logística de vacinas é a proteção física das embalagens. Além de atuar no controle da temperatura, o uso de itens adequados para o transporte evita diversos tipos de danos. Eles poderiam ser provocados por quedas, pancadas, exposição à luz solar, umidade etc.

Estes dois cuidados básicos são determinantes para garantir a total segurança e qualidade das vacinas.

Produtos utilizados na logística de vacinas

Há mais de 20 anos, oferecemos produtos e serviços que atendem às necessidades da cadeia do frio. Nosso objetivo é proporcionar o mais elevado padrão de qualidade para garantir segurança e eficácia no transporte de itens termossensíveis. Em nossa linha de produtos, há três que se destacam no atendimento à área da saúde.

Caixas térmicas

Um produto termossensível como as vacinas precisa ser transportado em caixas térmicas que proporcionem ampla segurança. Além de atuar no controle da temperatura, a estrutura da caixa é desenvolvida para proteger as embalagens em todas as etapas do transporte e armazenamento.

As caixas térmicas são compatíveis com variados modais de transporte, oferecendo eficácia e custo acessível. Na Ita Fria, trabalhamos com diferentes modelos de caixas em atendimento à área da saúde. Três deles se destacam:

Clio Box PUR

Esta opção de caixa térmica é a primeira solução brasileira que pode atender a períodos superiores a 96 horas.

A CB PUR possui uma tecnologia na estrutura de tampas que impede qualquer troca de calor com o ambiente externo. Combinado a este fator, esta caixa apresenta paredes espessas, que lhe confere alta performance na manutenção da temperatura.

Cold Box com termômetro

Esta caixa plástica retornável disponibiliza um termômetro acoplado, já calibrado e pronto para a operação. O fato de ser retornável reduz o impacto ambiental e oferece ainda mais praticidade para a logística dos produtos. Esta caixa é indicada para produtos que precisam ser mantidos de acordo com as temperaturas abaixo:

  • De 2°C a 8°C por até 48 horas (com 2 unidades de CLIO GELMOD 2000).
  • E -25°C a 0°C por até 10 horas (com 2 unidades de CLIO COLDMOD 2000).

Cold Box

Esta caixa térmica plástica também é retornável e indicada para o transporte de alimentos e medicamentos. Ela é utilizada no transporte de produtos que devem ser mantidos conforme as temperaturas abaixo:

  • De 2°C a 8°C por até 48 horas (com 2 unidades de CLIO GELMOD 2000).
  • E -25°C a 0°C por até 10 horas (com 2 unidades de CLIO COLDMOD 2000).

Gelos

Eles estão entre os itens essenciais para controlar a temperatura em todas as etapas da logística de vacinas. De forma eficiente e segura, o gelo supre as necessidades de manutenção da temperatura nos diferentes modais de transporte (terrestre, aéreo, aquaviário etc.). As vantagens proporcionadas por este produto são:

  • Elevada segurança para a conservação das vacinas;
  • Uso em diferentes faixas de temperatura;
  • Diminuição dos custos com transporte.

Na Ita Fria, esses gelos são disponibilizados em diferentes linhas, tamanhos e formatos. O objetivo é proporcionar ainda mais facilidade para o transporte e armazenamento de vacinas.

Mantas térmicas

Este produto integra o conjunto de itens necessários para controle de temperatura e proteção das vacinas. A função da manta térmica é oferecer estabilidade para as embalagens contidas na caixa. Outro benefício da manta é favorecer o isolamento térmico que precisa existir entre o gelo e a embalagem.

Todos os nossos produtos são elaborados de acordo com rigorosos padrões de qualidade. O objetivo é proporcionar total segurança, funcionalidade e eficácia.

Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Explicaremos detalhes sobre o uso de cada um desses itens na logística de vacinas.